sexta-feira, 23 de março de 2012

RAZÃO FILOSÓFICA

RAZÃO FILOSÓFICA
A razão é a melhor maneira de organizar a realidade para que ela se torne compreensível. A razão ordena o nosso pensamento e deve ordenar nossas ações. Todo ser humano é racional, embora muitas vezes deixe a razão de lado e use as emoções, o que pode ser prejudicial (ex: xingar  alguém alguém num momento de raiva ou até matar).
 
A razão opõe-se a algumas atitudes mentais:
a- conhecimento ilusório: a simples opinião, o senso comum, a achologia, etc.
b- as emoções, sentimentos, paixões: somos seres emocionais e ninguém é desprovido de emoção, mas as emoções podem nos enganar e nos arrastar para outros problemas, como os vícios, a violência, etc.
c- a fé: a fé opera no campo da crença no que não se vê nem se pode provar materialmente. A fé sem uma base racional pode nos levar a cometer atos insanos como odiar alguém ou até matar só porque não professam nossa fé. Outro exemplo neste sentido é ser enganado por líderes religiosos, deixando de lado a atitude crítica e o questionamento.
d- o êxtase místico: as visões e aparições, as profecias, os mistérios sobrenaturais, etc.
e- o dogmatismo: dogma é uma ideia, convicção ou doutrina que consideramos uma verdade suprema, jamais sujeita a questionamentos ou dúvidas.
É uma tendência a crer que o mundo é do jeito que aprendemos ou achamos que deve ser. É muito usada na política e na religião. É até compreensível na religião, pois envolve questões de fé (ex: transubstanciação). Já em política, pode ser prejudicial à sociedade, já que o dogmático acha-se dono da verdade, acreditando que sua ideologia ou visão política é a melhor, mesmo que confrontada com suas contradições. Ficou famosa a expressão do ex-presidente do Uruguai, José Mujica (ele próprio um governante de esquerda), sobre o dogmatismo da esquerda latino-americana: “O dogmatismo é uma doença crônica da esquerda latino-americana. Acreditamos que somos possuidores de uma verdade absoluta. A esquerda tem a doença de sempre ser apaixonada pelos modelos em que acredita. Mas se penso que meu vizinho deve pensar como eu, estamos fritos”.
Anacronismo:
consiste em julgar o passado a partir da realidade do nosso presente. Ex: condenar a escravidão dos tempos coloniais ou o machismo da bíblia a partir da sociedade ocidental de hoje. Significa também recorrer sempre a uma antiga ideia ou tecnologia, mesmo existindo recursos mais modernos. Ex: o uso da velha caderneta escolar.

OS QUATRO PRINCÍPIOS DA RAZÃO:
1- Identidade: ex: A é A, jamais pode ser outra coisa. Você é 123.579.000-0 (CPF).
2- Não contradição: é impossível afirmar e negar a mesma coisa ao mesmo tempo. Ex: A é A, não pode ser B...uma árvore não pode ser e não ser árvore...você é Maria, logo, não pode ser Lady Gaga.
3- Terceiro Excluído: não há terceira opção. Ex: ou você é Sócrates ou não é Sócrates...ou faremos a guerra ou faremos a paz...ou digo a verdade ou estou mentindo...ou você está grávida ou não está...ou você está amando ou não está.
4 – Razão suficiente ou Causalidade: tudo o que existe e  acontece origina-se de alguma causa, ou seja, deve existir uma razão para sua explicação.
Muitos modelos de causalidade são utilizados para explicar os fenômenos. Alguns exemplos desses modelos são:
A) Causalidade linear ou simples: Ocorre quando uma causa provoca um efeito proporcional (isto é, linear). Ex: Se uma bola está parada no chão e outra bola se choca com ela, o efeito é proporcional à causa. Se alguém dá um chute numa bola e ela é atirada ao longe, a causa do seu movimento foi a força muscular aplicada à bola através do chute. Se uma maçã cai da árvore, a causa de sua queda foi a força de gravidade.
B) Gatilho: ocorre quando uma causa provoca um efeito desproporcional (
não-linear). Ex:  um empurrão numa imensa rocha em equilíbrio instável sobre uma montanha destrói uma casa na base da montanha... uma faísca pode provocar um enorme incêndio numa mata ou numa casa.
C) Efeito dominó, cascata ou em cadeia: ocorre quando uma causa provoca um efeito de proporção diferente (não-linear) em sua proximidade, o qual acarretará outra mudança e assim por diante, em seqüência 
linear. Ex: a eliminação de um predador da cadeia alimentar poderá provocar a multiplicação de pragas que antes tinham sua população controlada pelo predador. 
As quatro causas de Aristóteles: o filósofo acreditava que toda questão "por quê?" pode ser respondida de quatro diferentes maneiras, que são os quatro tipos de causas: material, formal, eficiente e final
1-Causa material de uma coisa é o material que constitui algum objeto ou ser (por exemplo, a causa material de uma mesa pode ser a madeira);
2-Causa formal de uma coisa é a sua forma, ou seja, um determinado arranjo de sua matéria (ex: a forma de uma árvore);
3-Causa eficiente de uma coisa é a "causa primária de mudança ou repouso" ou a ação que pode levar algo a existir ou deixar de existir. (ex: um incêndio pode ter como causa eficiente um raio; uma mesa é a causa eficiente do trabalho manual do carpinteiro). É considerada a causa mais importante, pois nela reside o trabalho intelectual e manual, que transforma a natureza a serviço do ser humano.
4-Causa final é o propósito ou objetivo de uma coisa. Ex: cadeira, mesa, televisão, computador, etc.
A ATITUDE RACIONAL E SUAS MODALIDADES:
I – INTUIÇÃO: É a ação que de uma só vez capta por inteiro o objeto a ser conhecido. É a visão direta e imediata, sem necessidade de maiores provas para conclusão. É a compreensão de uma verdade, objeto ou fato. É um ato intelectual de discernimento e compreensão. Ex: um médico que faz um diagnóstico e identifica a doença e o modo de tratá-la; o estudante que identifica o enunciado e a melhor maneira de responder a questão.
II-DEDUÇÃO OU SILOGISMO: é um raciocínio que parte de uma premissa (Ideia ou fato inicial de que se parte para formar um raciocínio ou um estudo) geral ao qual se subordinam todos os casos particulares iguais. A dedução assegura a inferência (conclui-se uma nova afirmação a partir de afirmações anteriores já conhecidas). Exemplo: A existência da pena de morte devia ser abolida porque pessoas inocentes podem ser executadas.
Analisando o argumento:
P1 – O que pode erradamente causar a morte de pessoas inocentes deve ser abolido.
P2 – Não há garantias de que sempre serão executados apenas os verdadeiros culpados.
C – Logo, a pena de morte devia ser abolida.
III-A INDUÇÃO: realiza o caminho inverso ao da dedução, pois parte de premissas particulares em busca de uma dedução. Ex: todos os líquidos expostos ao calor evaporaram. Induzimos desses casos particulares que o calor possui a propriedade de evaporar líquidos. Exemplo: Todos os cachorros conhecidos até hoje eram mamíferos. Logo, todos os cachorros são mamíferos.
IV- ABDUÇÃO ou inferência a favor da melhor explicação: é uma espécie de intuição, mas que não se dá de uma só vez, indo passo a passo até chegar a uma conclusão. A abdução é a busca de uma conclusão pela interpretação racional de sinais, indícios, signos. Ex: o modo como os detetives vão colecionando indícios e sinais, formando uma teoria para o caso que investigam.
V – ANALOGIA: é o raciocínio que usa comparações para chegar a um novo conhecimento. Ex: a) Gutenberg inventou a imprensa após observar pegadas de pés sujos em vinho. b) meu vizinho experimentou drogas por curiosidade e hoje é viciado, perdeu o emprego, largou os estudos e arruinou sua vida...logo, se eu experimentar, poderei ter o mesmo trágico destino do meu vizinho.
QUESTIONAMENTOS A RESPEITO DA RAZÃO
- RAZÃO INSTRUMENTAL: É o raciocínio baseado no princípio de que a razão deve servir apenas para dominar a natureza e os seres humanos, ou seja, deve servir apenas aos interesses da ciência, do capitalismo ou do poder político...ou seja, a razão é apenas um instrumento na mão do homem para dominar a sociedade...a razão caracteriza-se pela elaboração dos meios para obtenção dos fins...ela se hipertrofia em sua função de tratamentos dos meios, e não na reflexão objetiva dos fins.
-INATISMO: afirma que já nascemos com os princípios racionais e com algumas ideias verdadeiras (inatas); surgiu com a polêmica  teoria platônica da reminiscência (ninguém aprende nada, apenas recorda). A seu favor existe a questão dos talentos ou da vocação. Ex: o fato de muitas pessoas terem dons ou talentos para a música ou desenho, enquanto outras tem facilidade para os cálculos, ao passo que outras gostam mais da área de  humanas ou biológicas, etc.
-EMPIRISMO: seus defensores afirmam que a razão, a verdade e as ideias racionais são adquiridas por nós somente através das experiências. Antes das experiências, nossa razão é como uma folha em branco onde nada foi escrito. A razão é uma maneira de conhecer e a adquirimos por meio da experiência sensorial ao longo da nossa vida.
-CETICISMO: é a corrente filosófica que defende a ideia de que a mente humana é incapaz de conhecer a plena realidade, até que seja possível conhecê-la. A base do ceticismo é a dúvida e o questionamento, ou seja, não é a negação. O ceticismo não deve ser radical (não deve renunciar à busca da verdade), pois isto é  prejudicial ao avanço da ciência. Já o ceticismo filosófico e científico foram e são a base do avanço de todo o conhecimento, pois vivem aperfeiçoando sua busca da verdade.
-SOFISMAS OU FALÁCIAS: são raciocínios ou argumentos  logicamente errados, mas possuem a capacidade de enganar muita gente incauta, mal informada ou alienada. Exemplos:
-
O computador na escola é fundamental para o melhor desempenho dos alunos;
-O promotor no tribunal, dirigindo-se ao réu: - Diga onde você escondeu o dinheiro do roubo!


EXERCÍCIOS
1 - Identifique a causa e o efeito:
1- Podemos perder a nossa identidade cultural se não preservarmos o patrimônio histórico, material e imaterial.
2- Por terem falado alto, foram repreendidos.
3- Como você estivesse cansado, não quis contar-lhe o ocorrido.
4- Estudei muito porque o concurso seria difícil.
5- Tanto insistiu que foi promovida.
6- Como estivesse com sono, não assistiu ao último capítulo da novela.
7- O concurso foi difícil de assustar!
8- Ela não estudava porque a escola ficava longe.
9- O professor determinou que se fizesse a avaliação por necessitar apresentar nota.
10-
 A educação, a segurança, a saúde, o lazer, a moradia e outros mais são considerados direitos fundamentais de cunho social pela Constituição // exatamente por serem essenciais ao bem-estar da população no seu todo.

2 – Estabeleça uma relação de causa e consequência com os seguintes dados:
a) tecnologia e dificuldades no relacionamento familiar.
b) prazer, uso de drogas e desgraça
c) televisão e alienação
d) internet, lazer, vício
3 – ANALOGIA: a 1ª palavra de cada série tem relação lógica com a 2ª. Seguindo esse raciocínio, a 3ªpalavra deve ter relação com o espaço em branco; preencha-o corretamente.
1 Nascer         nascimento     morrer       falecimento
2  Guitarra      cordas          piano     ___________________
3  Primavera   primaveril     verão      ___________________
4  Mar             marítimo           rio       ___________________
5  Pulmão       pulmonar       rim          ___________________
6  Imperador    imperial      faraó       __________________
7  Cobre        cúprico          enxofre     __________________
8  Porco         leitão               cavalo    ___________________
9  Fome         esfomeado        sede      ____________________
10 Sol            heliocêntrico       terra      ___________________
Nas linhas de 11 até 15, escreva  4 palavras relacionadas, conforme o modelo anterior que você respondeu de 1 a 10
11
12
13
14
15

4 - Classifique os seguintes argumentos como dedutivos ou indutivos.
a) Nenhum mortal pode parar o tempo. Você é mortal. Logo, você não pode parar o tempo.
b) Frequentemente, quanto chove fica nublado. Está chovendo. Portanto está nublado.
c) Não há registros de seres humanos com mais de 5 m de altura. Nunca tivemos um ser humano com mais de 5 m de altura.
d) Se houver uma guerra nuclear, a civilização será destruída. Haverá uma guerra nuclear. Portanto, a civilização será destruída.

5 – ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO, COMENTANDO SE SÃO OU NÃO SÃO FALÁCIAS
A) O candidato Anacleto da Silva bebe cachaça diariamente. Se elegermos este homem, vamos entregar nossa cidade nas mãos de um pinguço!
B) O Brasil se tornará uma grande potência porque esse é o seu destino. O país caminha rumo ao sucesso".
C) Se esta informação veio da revista Veja, não confie nela!
D) Eu sou o melhor candidato a prefeito, porque vim da pobreza e nunca fui rico".
E) A atual Lei para reduzir uso de armas de fogo merece ser suprimida porque, desde que entrou em vigor, houve aumento da criminalidade".
F) Proibir o fumo em locais públicos pode parecer bom, mas é o início do fim de nossas liberdades democráticas.
G) uma pessoa ou é boa ou é má.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: