FILOSOFIA: Os diversos tipos de conhecimentos
Conhecer é elaborar um modelo de realidade (criar, aperfeiçoar, etc.), passar a
entender aquilo que gostaríamos de saber e "projetar ordem onde havia
caos".
Conhecer e pensar: Nós os humanos nos diferenciamos dos
animais porque temos inteligência simbólica (ou abstrata). É através dela que o múltiplo ganha
uma unicidade, a diversidade recebe certa harmonia e o vazio é preenchido por
um sentido, sendo o principal deles o sentido existencial, a razão de ser da
vida, o motivo pelo qual nós pensamos. A partir da abstração, passamos à
prática, a materialização do que imaginamos.
Os diversos tipos de conhecimentos: Ao longo da vida, nos deparamos com esses conhecimentos.
São eles:
a) O Senso Comum: é o conhecimento usado sem a necessidade de escola, curso ou
universidade, sendo obtido através de experiências práticas. Engloba costumes,
hábitos, tradições, normas, éticas, etc. sua importância está na praticidade,
por isso é chamado também de conhecimento empírico, vulgar ou senso comum. Não
é um saber descartado pela ciência. ex: o conhecimento que um pescador tem
sobre os melhores dias para pescar ou a sua localização no mar sem uso de
nenhum instrumento; o conhecimento que um caboclo da Amazônia tem sobre
plantas, o qual é aproveitado pela ciência.
Seu lado negativo está em não ser crítico (é acrítico): aceita o que aprendeu
como verdade. Não questiona nem duvida. Dessa maneira, incorpora atitudes e comportamentos
intolerantes tais como o racismo, o bullying, a homofobia, o machismo, etc.
obs: nem todos os que usam o senso comum são assim, isto é uma visão
generalizada.
b) O conhecimento mítico: é baseado na crença de que existem modelos naturais e
sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe. Ele ajudou e
ajuda o ser humano a tentar entender um mundo onde não havia ciência para
tentar explicar os assustadores fenômenos da natureza. Este conhecimento criou
representações para dar um sentido a tudo, onde seres fantásticos foram os
responsáveis pela razão da nossa existência. Esse conhecimento não segue uma
lógica ou uma sistematização. Outro tipo de mito é o de figuras famosas da
história, do bem ou do mal, dependendo da opinião individual, a quem atribui-se
poderes ou dons especiais. Ex: Getúlio Vargas, Tiradentes, Hitler, Stálin, Mao
Tse Tung, etc.
C) Conhecimento teológico: Diferente do mítico, o conhecimento teológico parte da
compreensão e da aceitação da existência de um Deus ou de deuses, os quais
constituem a razão de ser de todas as coisas. Esses seres
"revelam-se" aos humanos, dando-lhes as suas verdades, as quais devem
ser indiscutíveis, inquestionáveis. Se assim são, a razão é usada para compreender
e divulgar esses dogmas. Esse conhecimento também serve de guia e consolo para
milhões de pessoas atribuladas pelos mais diversos tipos de problemas, tais
como dependência de drogas e demais vícios, doenças, miséria, desespero,
desilusão da vida, etc.
d) Conhecimento filosófico: É um conhecimento baseado na especulação em torno da
realidade, tendo como objetivo a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma
atitude. Deve procurar ir à raiz das coisas, seguindo o rigor lógico que a
razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade. A filosofia deve
buscar os "porquês" de tudo o que existe. É ativo, pois coloca o
humano em busca de respostas para as inúmeras perguntas que ele próprio pode
formular.
e) Conhecimento científico: É racional e produzido mediante a investigação da
realidade, seja por meio de experimentos seja por meio da busca do entendimento
lógico de fatos, fenômenos, relações, coisas, seres e acontecimentos que
ocorrem na realidade cósmica, humana e natural.
É um conhecimento sistemático e metódico, usando a experimentação, validação e
comprovação daquilo a que se quer comprovar. Seu ponto negativo é não poder
afirmar como verdade muita coisa do que pesquisou com esse intuito, pois uma
nova pesquisa pode reprovar ou alterar a anterior. O maior exemplo está na área
da medicina, onde determinada medicação ou cirurgia, que até certo tempo atrás
eram tidas como as melhores, hoje já não são mais devido ao avanço das
pesquisas. Esse conhecimento também dá ao homem a possibilidade de elaborar
instrumentos, os quais são utilizados para intervir na realidade e
transformá-la para melhor ou para pior. Ex: bomba atômica e armas cada vez mais
letais.
f) Conhecimento técnico: Seu fundamento é o saber fazer da melhor forma
possível; almeja o domínio do mundo e da natureza. É especializado na aplicação
de todos os outros saberes que lhe podem ser úteis. É o saber que nos auxilia a
agir no mundo, levando-nos às mais diversas atividades visando à produção
técnica da vida. É considerado por muitos como o conhecimento mais importante
para o ser humano. Ex: os médicos, engenheiros, advogados, etc., usam esse
conhecimento, ou seja, conhecimento técnico não significa um saber mediano ou
de quem tem apenas o ensino médio técnico.
g) O conhecimento estético ou artístico: valorizam os sentimentos e a emoção,
ou seja, busca a beleza em todos os seus sentidos, seja na aparência, na moda,
música, beleza dos objetos, etc. através da busca deste saber, podemos refinar
nosso gosto através das questões jamais resolvidas entre belo ou feio, brega ou
chique, bom gosto ou mau gosto, bem vestido ou mal vestido, discreto ou
ridículo, etc. Experimentar ou aprender sobre este conhecimento é a finalidade maior de tudo aquilo que se
produz em termos de artes e sem as quais o ser humano se menos enriquecido
culturalmente.
EXERCÍCIOS:
1) Classifique as ações abaixo: senso comum (use letra a) ou científico (use letra b):
1) Classifique as ações abaixo: senso comum (use letra a) ou científico (use letra b):
( ) o uso de chás e remédios caseiros.
( ) A produção da vacina de prevenção ao vírus
H1N1.
( ) A descoberta da ação das bactérias nos
organismos dos animais.
( ) A crença da força da Lua influenciando o
crescimento dos cabelos.
Assinale a alternativa que
traz a relação correta:
a) a, b, b, a
b) a, a ,b ,b
c) a, b, b, b
b) a, a ,b ,b
c) a, b, b, b
d) b, a, b, a
e) a, b, a, a
2) Leia os tipos de conhecimentos descritos abaixo e no final assinale a alternativa correta:
e) a, b, a, a
2) Leia os tipos de conhecimentos descritos abaixo e no final assinale a alternativa correta:
I) Conhecimento que se apoia
em doutrinas que contêm proposições sagradas, por terem sido reveladas pelo
sobrenatural. Parte do princípio de que as verdades tratadas são infalíveis e
indiscutíveis.”
II) “Conhecimento
transmitido de geração em geração por meio da educação informal e baseado na
imitação e na experiência pessoal.”
III) “Conhecimento que
procura responder às grandes indagações do espírito humano,buscando até leis
mais universais que englobem e harmonizem as conclusões da ciência.”
IV) “Conhecimento obtido de
modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Visa explicar
"por que" e "como" os fenômenos ocorrem.”
A alternativa que corresponde aos tipos de conhecimentos descritos de cima para baixo é:
a) teológico, vulgar, filosófico, científico
b) teológico, mítico, filosófico, científico
c) mítico, vulgar, estético, técnico
d) mítico, teológico, filosófico, científico
e) teológico, técnico, estético, científico
3) “Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, de razão e de intelecto possa desejar que deixemos de usá-los” (Galileu Galilei)
A respeito deste pensamento de um dos maiores nomes da ciência, assinale a alternativa correta:
a) Galileu só admitia como verdade o conhecimento científico
b) Galileu não admitia o conhecimento teológico
c) Galileu só admitia o senso comum ou (empírico)
d) Galileu só admitia o conhecimento técnico
e) todas estão incorretas
4) Baseando-se no texto lido, assinale V (verdadeiro) ou F (falso).
A alternativa que corresponde aos tipos de conhecimentos descritos de cima para baixo é:
a) teológico, vulgar, filosófico, científico
b) teológico, mítico, filosófico, científico
c) mítico, vulgar, estético, técnico
d) mítico, teológico, filosófico, científico
e) teológico, técnico, estético, científico
3) “Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, de razão e de intelecto possa desejar que deixemos de usá-los” (Galileu Galilei)
A respeito deste pensamento de um dos maiores nomes da ciência, assinale a alternativa correta:
a) Galileu só admitia como verdade o conhecimento científico
b) Galileu não admitia o conhecimento teológico
c) Galileu só admitia o senso comum ou (empírico)
d) Galileu só admitia o conhecimento técnico
e) todas estão incorretas
4) Baseando-se no texto lido, assinale V (verdadeiro) ou F (falso).
a) ( ) O conhecimento é a forma teórico-prática
de compreender a realidade.
b) ( ) O conhecimento científico não descarta o
uso do senso comum.
c) ( ) O senso comum usa o questionamento e a dúvida.
d) ( ) A ciência pode ser definida como uma
forma de investigação metódica e organizada.
e) ( ) A ciência refere-se a investigação
racional ou estudo da natureza, direcionada a descoberta da verdade.
Assinale a resposta correta:
a – V V F V V
b – V F F V V
c – V V V F V
d – V F V F V
e – V V V V V
5) O mito descreve a maravilha do universo com relatos simbólicos. É incorreto dizer que
a) os mitos nascem em um universo sagrado e encantado.
b) a função do mito é explicar de forma coerente a origem da vida, dos deuses e do universo.
c) a função do mito é acomodar o homem em um mundo assustador.
d) a narrativa mítica é simbólica e necessita ser interpretada.
Assinale a resposta correta:
a – V V F V V
b – V F F V V
c – V V V F V
d – V F V F V
e – V V V V V
5) O mito descreve a maravilha do universo com relatos simbólicos. É incorreto dizer que
a) os mitos nascem em um universo sagrado e encantado.
b) a função do mito é explicar de forma coerente a origem da vida, dos deuses e do universo.
c) a função do mito é acomodar o homem em um mundo assustador.
d) a narrativa mítica é simbólica e necessita ser interpretada.
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