sábado, 16 de agosto de 2014

EXERCÍCIO DE HISTÓRIA 3º ANOS III UNIDADE

1)    “Esta guerra é uma continuação da anterior."  (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941). A afirmativa confirma a continuidade de problemas não solucionados na 1ª Guerra, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da 2ª Guerra Mundial.
Entre esses problemas, identificamos:
a) a rivalidade entre a Alemanha nazista e a Itália fascista, fruto do intenso nacionalismo e do aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos;
b) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de
investimentos;
c) os antagonismos anglo-germânicos em torno da questão da Alsácia-Lorena;  
d) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo;
e) a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão militar.

2)  Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência correta:
1.Blitzkrieg            (  ) Cidade arrasada pela    bomba atômica
2. Kamikaze          (  ) Porto atacado pelo Japão
3. Os Aliados        (  ) Piloto suicida japonês
4. O Eixo                (  ) Inglaterra, URSS,EUA
5. Nagasaki            (  ) Japão, Itália e Alemanha.
6. Pearl Harbor    (  ) Invasão da Normandia pelos aliados        
7. Dia D                  (  ) Guerra relâmpago.

A alternativa correta em relação às afirmações acima é:
A) 6523471             B)1653274              C)5623471          D)2564317          E) 4371526

3) Iniciado em 1848, o conflito palestino-israelense constituiu, no Oriente Médio, o que se convencionou chamar de Questão Palestina, que está longe de ser resolvida, ainda hoje, e pode ser relacionada à:
a) exigência árabe do cumprimento do Plano da ONU de Partição da Palestina, que criava o Estado Palestino no final da Segunda Guerra Mundial.
b) recusa israelense ao reconhecimento da existência de um Estado Palestino.
c) construção de um padrão de instabilidade nas relações internacionais pelo recém-criado Estado de Israel, que contava com o apoio dos Estados Unidos, da União Soviética e da ONU.
d) recusa árabe à partilha da Palestina e ao reconhecimento da existência do Estado de Israel.
e) extinção oficial do mandato britânico sobre a Palestina, no final da Segunda Guerra, com reconhecimento imediato pelos países vencedores da independência de todos os países do Oriente Médio.

4) Uma das mais importantes mudanças provocadas pela Segunda guerra foi o deslocamento do poder mundial das maiores potências europeias (Reino Unido, França e Alemanha)para os Estados Unidos e a União Soviética. Esse deslocamento foi resultado do enfraquecimento político e econômico desses países, duramente atingidos pelo conflito. A partir das informações contidas no texto e dos conhecimentos sobre a reorganização geopolítica mundial após a citada guerra, assinale V para verdadeiro e F para Falso, nas afirmações abaixo:
(  ) O atual tamanho do território brasileiro foi resultante também das mudanças geopolíticas ocorridas após a Segunda guerra mundial..
(  ) A Segunda Guerra Mundial deixou marcas profundas nas pirâmides etárias dos principais países da Europa e colocou frente a frente os países aliados — França, Reino Unido, Estados Unidos e URSS — contra os países do Eixo— Alemanha, Itália e Japão.
(   ) A América Latina, a Ásia e a África, nas últimas décadas, passaram por grandes transformações político-econômicas, induzidas por impulsos internos, geradores de grande equilíbrio social.
(   ) Os países da Europa que se encontram em reestruturação, tanto espacial quanto político-ideológica,  vêm se integrando, comercialmente, face aos mercados comuns e à globalização, mas reagem à perda de suas respectivas identidades nacionais.
(   ) Após a Segunda guerra, o preço do petróleo passou a ser determinado a partir do volume de produção e à consequente oferta do produto no mercado mundial.
(  ) A guerra entre o Irã e o Iraque, na década de 90 do século XX, além da disputa territorial, visou impedir a expansão da religião muçulmana nos demais países do Oriente Médio.
(   ) As sucessivas invasões sofridas pela península balcânica contribuiu para a diversidade étnico-religiosa que ocasiona os inúmeros conflitos aí existentes.

A alternativa correta em relação às afirmações acima é:
A) FFVVFFV            B)FVFVFFV             C)VVFFVVF            D) VFFVFVV           E) VFVVFFV

5) Não pode ser considerado como um dos fatores que contribuíram para a Segunda Guerra Mundial:
a) A ascensão de regimes totalitários na Itália e na Alemanha nos anos 20 e 30.
b) Os efeitos da crise de 29 na economia europeia.
c) A implantação do Franquismo após a guerra civil espanhola. d) A união entre a Áustria e a Alemanha empreendida por Hitler.
e) As cláusulas punitivas do Tratado de Versalhes sobre a Alemanha.


6)
Em relação ao Pacto de Não agressão assinado entre a Alemanha e a União Soviética, é correto afirmar que:
A) O pacto consistia em uma aliança militar, onde os dois países passariam a lutar contra as potências capitalistas, em caso de guerra.
B) O pacto consistia em um enorme plano de ajuda econômica alemã à União Soviética. Em contrapartida, os alemães receberiam substancial fornecimento de gás e petróleo soviéticos.
C) o pacto consistia na manutenção da paz entre os dois países, além de um protocolo amplamente divulgado, onde ficou combinada a divisão da Polônia entre ambos; além disso, a União Soviética ficava com o direito de invadir e ocupar a Finlândia e os Estados bálticos. Esse pacto foi o estopim para o início da Segunda Guerra.
D) o pacto não consistia só na parte oficial divulgada, em que os dois ditadores se comprometiam em manter a paz,  mas também num protocolo adicional secreto, onde ficou combinada uma divisão da Polônia entre ambos; além disso, a União Soviética ficava com o direito de invadir e ocupar a Finlândia e os Estados bálticos.
E) O pacto consistia na transferência de tecnologia militar alemã aos soviéticos, os quais, em contrapartida, forneceriam gás e petróleo aos alemães.

7)A primeira coisa, portanto, é dizer-vos a vós mesmos: Não aceitarei mais o papel de escravo. Não obedecerei às ordens como tais, mas desobedecerei quando estiverem em conflito com a minha consciência. O assim chamado patrão poderá sussurrar-vos e tentar forçar-vos a servi-lo. Direis: Não, não vos servirei por vosso dinheiro ou sob ameaça. Isso poderá implicar sofrimentos. Vossa prontidão em sofrer acenderá a tocha da liberdade que não pode jamais ser apagada.”  
O texto acima foram palavras de Mahatma Gandhi (1869-1948) que, no contexto da Guerra Fria, inspiraram movimentos como:
a) o acirramento da disputa por armamentos nucleares entre os EUA e a URSS, objetivando a utilização do arsenal nuclear como instrumento de dissuasão e amenização das disputas.
b) o não alinhamento político, econômico e militar da Índia em relação aos Estados Unidos.  
c) as concessões unilaterais de independência às colônias que concordassem em formar alianças econômicas, políticas e estratégicas com suas antigas metrópoles, como a Comunidade Britânica de Nações e a União Francófona.
d) o reforço do regime de “apartheid” na África do Sul que, após prender o líder Nelson Mandela e condená-lo à prisão perpétua, procurou expandir a segregação racial para os países vizinhos, como a Rodésia e a Namíbia.
e) o não alinhamento político, econômico e militar aos EUA ou à URSS, decisão tomada pelos países do Terceiro Mundo reunidos na Conferência de Bandung, na Indonésia.

8) “Morre um homem por minuto em Ruanda. Um homem morre por minuto numa nação do continente africano...para o ano 2000 só faltam seis, mas a Humanidade não ingressará no terceiro milênio, enquanto a África for o túmulo da paz.”
(Augusto Nunes, in: jornal O GLOBO, 6.8.94). A situação de instabilidade no continente africano é o resultado de diversos fatores históricos, dentre os quais destacamos o(a):

a) acirramento das guerras intertribais no processo de descolonização que não respeitou as características culturais do continente.
b) declínio dos nacionalismos africanos causado pelo final da Guerra Fria.
c) fortalecimento político dos antigos impérios coloniais na região, apoiado pela Conferência de Bandung.
d) fim da dependência econômica ocorrida com as independências políticas dos países africanos, após a década de 50.
e) acirramento das rivalidades intertribais após a descolonização, fruto do modelo colonial europeu que as criou e incentivou.

9)  Em 25 de janeiro de 2006, o Hamas, grupo político palestino de posições e ações mais extremas, venceu as eleições para o parlamento Palestino derrotando o Fatah (considerado mais moderado), ligado à OLP e a Yasser Arafat, líder que faleceu em 2004. Essa vitória levou, entre outras coisas, à interrupção da ajuda financeira à região por parte de alguns países e organizações, entre os quais a União Europeia. Essa reação se deve, sobretudo, ao fato de que o Hamas
A) ascendeu como um movimento que tem práticas terroristas, cujo principal objetivo é a eliminação do Estado de Israel.
B) firmou tratados de paz e de cooperação econômica com Israel, dispensando, portanto, ajuda humanitária do ocidente.
C) tem íntimas relações com o Irã e a Arábia Saudita, os quais passaram a fornecer vultosos empréstimos financeiros e apoio militar e energético para a Palestina.
D) recusa qualquer ajuda financeira que tenha origem no ocidente cristão, por ser um partido de esquerda islâmico.
E) organizou vários atentados terroristas na Europa e nos EUA, segundo a União Europeia

10) Assolada pela miséria, superpopulação e pelos flagelos mortíferos da fome e das guerras civis, a situação de grande parte do continente africano é, neste momento de sua história, catastrófica. Este quadro trágico decorre:
a) de fatores conjunturais que nada têm a ver com a herança do neocolonialismo, uma vez que a dominação colonial europeia se encerrou logo após a segunda guerra mundial.
b) exclusivamente de um fator estrutural, posterior ao colonialismo europeu, mas interno ao continente, que é o tribalismo, que impede sua modernização.
c) da herança combinada de rivalidades tribais, corrupção e herança colonial, que redundou na formação de micronacionalismos incapazes de reconstruir antigas formas de associação bem como de construir novas.
d) da extinta União Soviética, que poderia ter enviado ajuda humanitária durante o processo de descolonização, mas preferiu estimular os conflitos armados, com o objetivo de implantar ditaduras socialistas e vender armas, dentre elas, o famoso fuzil AK-47.
e) dos Estados Unidos e países capitalistas em geral, que não enviam ajuda humanitária para estes países, mas preferiram lucrar com a venda de armas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: