Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

PRÉ-HISTÓRIA

É o mais antigo período da história humana, que vai desde o aparecimento do ser humano até o desenvolvimento da escrita.Ela é basicamente dividida em Paleolítico e Neolítico.

PALEOLÍTICO: É conhecido também como Idade da Pedra Lascada devido aos objetos que eram produzidos de forma grosseira principalmente com pedra, embora também utilizasse os ossos e a madeira. Esse período estendeu-se de 3 milhões de anos atrás a 10.000 a.C. Esse período surge quando os homens começaram a criar as primeiras ferramentas para sua sobrevivência (arpões, facas, pontas de lança e flecha).

Características do Paleolítico:
- OBJETOS RUDIMENTARES: A pedra foi o principal material utilizado para fazer os objetos necessários à sobrevivência: eram objetos feitos de forma grosseira (pedra lascada), tais como as pontas de lança, raspadores (de pedra lascada), etc. Usavam também ossos e madeira.
- NOMADISMO: o ser humano era nômade; não tinha moradia fixa, pois precisava deslocar-se constantemente para caçar as manadas de búfalos, renas e outros animais. Vivia algum tempo em cavernas
- SOCIEDADES DE CAÇADORES E COLETORES: não produziam seus alimentos, não conheciam a agricultura, dependiam do que a natureza oferecesse.
- SOCIEDADE COMUNAL: viviam em grupos ou bandos ou hordas, geralmente clãs (laços de parentesco) onde repartiam o produto de sua caça e coleta. Tinham poucos bens. Não havia ainda a ideia de propriedade privada. O trabalho era coletivo.
- DIVISÃO RUDIMENTAR DO TRABALHO: os homens dedicavam-se mais às caçadas em bandos e as mulheres à coleta e à criação dos filhos.
- LIDERANÇA PATRIARCAL: geralmente era o mais velho ou o mais experimentado caçador que liderava o grupo e coordenava as ações.
- GRAVURAS RUPESTRES: são desenhos que os artistas da época deixaram gravadas nas paredes das rochas e no interior das cavernas. Eram geralmente desenhos do cotidiano da vida de caçadas.
- CONTROLE DO FOGO: foi a maior conquista do paleolítico: o ser humano inventou meios de produzir o fogo.

NEOLÍTICO: Foi o período que provocou profundas mudanças na vida dos seres humanos, a partir do momento em que ele inventou a agricultura e passou a criar animais.
A agricultura resultou de um processo gradual de observação, experimentação e adaptação dos seres humanos ao ambiente. A transição da caça e coleta para a agricultura ocorreu há aproximadamente 10.000 anos em regiões como o Oriente Médio, América Central e África. Esse processo envolveu:
Fatores que contribuíram:
1. Observação da natureza: Notaram o ciclo de crescimento das plantas.
2. Experimentação: Testaram técnicas de cultivo e seleção de sementes.
3. Necessidade e aprimoramento: a agricultura resultou em melhorias nas condições de vida do ser humano, sendo assim, houve aumento populacional. Esse aumento de população forçou o ser humano a buscar aprimorar suas técnicas de produção de alimentos, tanto agrárias quanto pecuárias.

Características do Neolítico

1. Produção de Alimentos: o ser humano passa a produzir alimentos através da Revolução Agrícola ou Agropecuária: tornou-se agricultor e criador de animais. Essa revolução muda tudo, pois o ser humano não depende mais de ter sorte em caçadas. Além disso, passou a dominar a natureza no sentido de plantar e colher seus alimentos.
2. Sedentarismo: o ser humano tornou-se sedentário, ou seja, passou a ter moradia fixa, devido à necessidade de morar próximo ao seu local de trabalho, que eram suas plantações e criações de animais.
3. Desenvolvimento da cerâmica: devido à necessidade de guardar os alimentos.
4. Uso de ferramentas de pedra polida: foi uma evolução da produção de objetos de pedras.
5. Comércio e especialização: o comércio surgiu a partir da geração de excedentes da agricultura. Esses excedentes foram trocados por outras mercadorias. Juntamente com a escrita, o comércio foi uma das maiores invenções da humanidade.
6. A invenção da Escrita: foi necessário para registrar as quantidades, a produção, os negócios, os regulamentos, etc. A invenção da escrita foi tão importante que ela dividiu a história: a partir daí chamou-se História Antiga em lugar de pré-história.
7. Surgimento de vilas e cidades
8. Multiplicação das atividades: a sociedade torna-se complexa devido ao aumento das funções e serviços: carpinteiros, pedreiros, artesãos, ceramistas, comerciantes, transportadores, pecuaristas, metalúrgicos, tecelões, etc.
9.Surgimento das primeiras civilizações, com destaque para aquelas localizadas na Mesopotâmia: Sumérios, Acádios, Babilônios, Assírios, Caldeus, Persas.