domingo, 24 de março de 2024

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA

A origem da palavra história é grega (historie) e significa de maneira geral "conhecimento que se adquire através da pesquisa".

O grego Heródoto é considerado o Pai da história por ter sido o primeiro a escrever sobre eventos de maneira metódica, buscando evidências que comprovassem a veracidade.

Para que serve a História? por que estudar história?
-A história não possui a missão de salvar o homem dos erros do passado, impedindo-os de os repetir no presente ou no futuro. Se assim fosse, não teríamos a repetição de regimes tirânicos, políticos demagogos, guerras, etc.
- A história nos auxilia a compreender o que a humanidade construiu ao longo de sua existência e o que as sociedades contribuíram em termos intelectuais, culturais e materiais.
-A história é importante tanto para a vida individual quanto para a vida social, pois é possível  entender como o passado influencia o presente, o porquê das coisas serem como são e quais são os melhores modelos de vida, de sociedade e muitas outras possibilidades.
-a história desperta em nós a percepção de que existem culturas diferentes;
-ela contribui para a ampliação das fronteiras da imaginação;
-ela evita o estreitamento do horizonte de consciência, impedindo o provincianismo;
-ela fornece condições para entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas e jurídicas das sociedades ao longo do tempo.
-Há outras áreas do conhecimento que usam princípios da história, mesmo não tendo a formação nesta área: o investigador policial, o perito criminal, o jornalista, o escritor, o cineasta, etc...além disso, todas as áreas do saber possuem sua própria história: história da física, da química, da matemática, da medicina, da engenharia, etc.

Alguns conceitos de História:

A história estuda o ser humano e suas ações ao longo do tempo
A história é o estudo das ações humanas no passado e no presente
A história é a ciência dos homens no tempo

Atribuições da História: O que a história estuda?

-As realizações humanas, boas e ruins
-As mudanças, que são duas: tecnológicas e comportamentais
-As permanências
-A produção cultural, imaterial e material


O que muda de maneira mais rápida: a tecnologia ou os comportamentos?
As mudanças tecnológicas ocorrem de maneira mais rápida do que as comportamentais...isso é explicado pelo desejo humano de ter menos esforço, mais conforto, mais benefícios, etc.

As mudanças comportamentais ocorrem de maneira mais lenta porque dependem dos usos, costumes, tradições, crenças, etc.
Algumas civilizações mudam de comportamento de maneira mais rápida do que outras...o maior exemplo é quando comparamos a civilização ocidental com a islâmica: a ocidental muda de maneira bem mais rápida.
Alguns povos praticamente não mudaram ao longo do tempo devido ao isolamento em que vivem. Temos o exemplo de algumas nações indígenas na Amazônia brasileira.

A produção cultural: todo ser humano é um ser cultural...o ser humano produz cultura...Exemplo: é o único ser que cria e utiliza objetos para se alimentar: gás, eletricidade, fogo, grelhas, micro-ondas, talheres, copos, panelas, condimentos, pratos, etc.

Toda a produção cultural humana ocorre de forma imaterial e material
imaterial: primeiramente, antes de vir ao mundo material, imaginamos, pensamos, projetamos.
material: ocorre quando a ideia se materializa
Exemplos:
-os objetos que o ser humano inventou; primeiramente foram imaginados, depois foram fabricados.
-a casa que alguém sonhou em ter: primeiro ela foi imaginada, depois ela foi construída segundo o que foi projetado.
-a música que alguém compôs: ela existiu primeiro na mente e se materializou quando foram usados instrumentos musicais, partitura, etc.
-samba e frevo fazem parte do patrimônio imaterial do Brasil porque existem primeiramente na mente, traduzem saberes, relações de pertencimento, para sambar ou frevar é preciso primeiro conhecer os passos, ensaiar, etc...e tudo isso ocorre na mente.

Patrimônio Cultural:
Um Povo sem História é um Povo sem Memória...preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.

A produção cultural humana dos povos ao longo do tempo resultou na criação de um vasto patrimônio imaterial e material, o qual, na medida do possível dever ser preservado. Essa preservação vai depender do grau de importância que cada povo concede ao seu passado. Esse patrimônio faz parte da identidade cultural de um povo, do seu legado, de sua história.

A importância de se preservar o Patrimônio Histórico está associada à constituição de uma memória coletiva, considerando que é por meio da memória que nos orientamos para compreender o passado, o comportamento de um determinado grupo social, uma cidade ou mesmo uma nação. O estímulo da memória também contribui para a formação de identidade, retomada de raízes, e a compreensão a respeito da situação sociocultural de um povo.

As Fontes Históricas: São documentos, objetos, textos, sons, etc., os quais possuem informações importantes sobre algum período da história, sendo indispensáveis para que se estude o passado.
Tipos de Fontes históricas
a) escritas: textos, discursos, leis, decretos, etc., os quais foram escritos em argila, papiro, pergaminho, pedra, papel, digital, etc. 
b) orais: depoimentos, entrevistas, gravações, relatos e histórias contadas por pessoas...incluem-se também as lendas e as tradições que uma geração passa para a outra.
c) Fontes Diretas ou Primárias / Fontes Indiretas ou Secundárias:
Fonte primária é a fonte original da informação, é o primeiro grau da informação...é a fonte original. Exemplo: o livro escrito pelo seu autor. Quando lemos esse livro, estamos consultando a fonte primária ou direta.
Uma fonte Secundária é um documento, imagem ou gravação que discute ou relaciona informações já apresentadas em outros lugares. É o resultado das discussões realizadas no material da fonte primária.
Exemplo: o comentário, o resumo, a resenha ou a reportagem sobre o livro de determinado autor.
d) Fontes Imagéticas: referem-se às imagens, gravuras, desenhos, pinturas, esculturas, filmagens, mosaicos, vídeos, grafitagens, etc. Na pré-história o ser humano já desenhava nas paredes das cavernas as gravuras rupestres.
e) Fontes materiais: são os vestígios físicos das atividades de pessoas humanas. Por exemplo: roupas, móveis, utensílios, ferramentas, armamentos, etc... incluem-se também os objetos e os sítios arqueológicos, fósseis, etc.

O Tempo e a História:
Anacronismo:
significa a interpretação do passado realizada a partir de um contexto social, político e cultural dos dias atuais...ou seja, julgamos o passado com base nos valores e ideias atuais...isso acaba por dificultar a compreensão do passado, pois cria uma interpretação desconexa com o conjunto de valores e ideias da época trabalhada. Sendo assim, o anacronismo cria interpretações incoerentes sobre as experiências, questões e modos de vida das sociedades passadas. Isso não significa que vamos defender aquilo que é considerado injusto, desumano ou cruel, mas entender o seu contexto cultural, político e histórico...ou seja, não vamos defender a escravidão nem os que tinham escravos, mas entender porque naquela época se praticava a escravidão ou outra prática inaceitável nos dias atuais.
Exemplos:
- a poligamia de alguns famosos personagens bíblicos do Antigo Testamento.
- a escravidão era uma prática generalizada tanto entre povos europeus na América quanto entre os próprios reinos africanos nos séculos XVI e XVII...a escravidão estava na lei...não havia ideais de liberdade que só surgiriam e se expandiriam a partir do século XVIII.
-as conquistas de povos e territórios por outros povos ao longo de milhares de anos...ainda hoje assistimos essa prática ocorrendo em alguns lugares do mundo.

a) Tempo Cronológico: refere-se à contagem do tempo a partir de eventos marcantes para algumas civilizações. Esses eventos resultaram na criação de CALENDÁRIOS. Abaixo, temos dois dos mais famosos calendários são:
a) Gregoriano: também conhecido como cristão ou ocidental, é o calendário usado atualmente pela maioria dos países, incluindo o Brasil. Tem como base o nascimento de Jesus Cristo...sendo assim, a contagem do tempo é dividida em antes e depois de Cristo.
b) Judaico ou Hebraico: tem como base a criação do mundo de acordo com a tradição religiosa. Em 2024, o calendário hebraico corresponde aos anos 5784 e 5785; o ano 5784 começou no dia 15 de setembro de 2023 e termina no dia 2 de outubro de 2024.

b) Tempo Histórico: tem como base os eventos considerados mais importantes para a história de cada povo, os quais são adotados como datas comemorativas. Exemplos:
a) Independência do Brasil: 07 de setembro
b) Revolução Francesa: 14 de Julho
c) Independência dos EUA: 04 de Julho

c) Tempo de Natureza: é o tempo que alguns povos usam para orientar suas atividades produtivas e suas celebrações, através da observação do clima e das estações do ano... geralmente são povos isolados, nações indígenas.

d) Tempo de Fábrica: é o tempo mais utilizado no mundo, pois tem como base a hora, a carga horária para a realização de diversos tipos de atividades: aulas, treinamentos, trabalho, diversão, etc.

e) Tempo de Informática: é a modalidade mais recente de uso do tempo, o qual inovou a partir da dispensa da presença física dos envolvidos. O maior exemplo são as aulas, treinamentos e atividades realizadas à distância, sem a necessidade da presença física dos envolvidos. Pilotar drones militares, participar de conferências e realizar cirurgias à distância já é uma realidade.

f) Tempo de curta duração: refere-se a um evento que tem data para iniciar e terminar. Exemplos: As Olimpíadas e a Copa do mundo de futebol

g) Tempo de Média duração: são eventos que dependem de um contexto histórico tanto para iniciar quanto para terminar. Sua duração é variável. Exemplo:
- o processo da independência do Brasil, que levou 14 anos, tendo iniciado com a transferência da Corte em 1808 e terminado com o evento do "grito" de independência de Dom Pedro às margens do riacho do Ipiranga, em 1822.

i) Tempo de Longa Duração: são eventos históricos tão comuns que já se incorporaram ao cotidiano da vida de um povo. Exemplos:
- a república, nos países que são republicanos
- o cristianismo, nos países que são cristãos
- a monarquia, nos países que são monárquicos
- o islamismo, nos países que são islâmicos.

Observação importante: para não haver confusão, é preciso distinguir os eventos de longa e média duração:
exemplos:
- a república brasileira é um evento de longa duração, entretanto, o processo do golpe que implantou a república é um evento de média duração
- o Brasil independente é um evento de longa duração, entretanto, o processo da independência é um evento de média duração.

Exercícios
01 -
diante de um evento histórico, o papel do historiador deve ser o de chegar a uma definição. Essa definição deve ser concluída tendo como base
a) a pesquisa de diversas opiniões sobre o assunto
b) a criação de uma opinião própria
c) a busca e análise dos fatos
d) aconclusão antecipada
e) abcd estão incorretas

02 - Sobre conceitos e atribuições da história, analise as afirmações e assinale a correta

a) está voltada preferencialmente para o estudo dos grandes fatos políticos, com destaque para a biografia dos governantes.
b)
não há uma preocupação com a investigação dos eventos históricos, pois atualmente o mais importante é a compreensão global da história.
c) diferentemente do que ocorreu no século XX, a história atual procura ter um novo olhar crítico, desvinculado das demais ciências humanas.
d) O estudo das fontes e a crítica dos documentos são partes fundamentais do processo de produção historiográfica.
e) tudo pode e deve ser criticado o tempo todo, mesmo que sejam críticas anacrônicas, infundadas ou superficiais.

03 -
Analise os eventos abaixo e assinale os que se são classificados como de média duração:
a) Revolução Pernambucana de 1817 e as Olimpíadas
b) Independência do Brasil e a Copa do mundo de Futebol
c) II Guerra mundial e Independência do Brasil
d) O 11 de setembro e a independência do Brasil
e) a monarquia inglesa e a Revolução francesa

04 - Situação I: Ao conferirmos a hora para realizar nossas atividades, estamos usando o tempo cronológico.
Situação II: O tempo é algo maior do que um simples horário ou dia da semana...é também 
De acordo com as duas situações, podemos afirmar que
a) as duas nos falam sobre o tempo cronológico.
b) as duas nos falam sobre o tempo histórico.
c) a situação I trata do tempo histórico e a situação II do tempo cronológico.
d) a situação I trata do tempo cronológico e situação II do tempo histórico.
e) abcd estão incorretas

05 - A história, dentre outras utilidades, serve para compreender as experiências sociais, culturais, tecnológicas, políticas e econômicas vividas pelos povos ao longo do tempo. Sobre o papel que a história tem na formação da cidadania, assinale a alternativa correta.

a) seu ensino não apenas contribui para o desenvolvimento da consciência, mas dá suporte à construção da própria identidade do indivíduo.
b) sua principal importância está na criação de uma consciência coletiva de obediência cega do povo aos ditadores  comando de líderes populistas, demagogos, enganadores  e tomada do poder pelos ditadores às leis a fundamentação teórica que incita a obediência às leis foi a principal contribuição da história na formação cidadã.
c) A história, em uma visão contemporânea, passou a ter como prioridade o estudo do presente, dando ao passado um caráter arcaico e antiquado, dispensável à pesquisa histórica.
d) A história como ciência básica e fundamentalmente teórica incide de forma relativa e tênue nas atividades práticas da vida humana, tendo, portanto, neutralidade em relação à política.

06) Sobre a questão do Anacronismo na história, podemos afirmar que o correto é
a) estudar e interpretar o passado a partir dos nossos valores e conceitos atuais.

b) estudar o passado a partir de seu contexto cultural, político e social, mesmo não concordando, mas entendendo que eram tempos bem diferentes dos dias atuais
c)
ter uma visão atualizada do passado, mesmo sendo desconexa com o conjunto de valores e ideias daquela época
d) abc estão corretas
e) abc estão incorretas

07) É considerado como evento de Longa duração
a) o processo histórico da independência do Brasil
b) o golpe militar que implantou a república
c) o cristianismo no Brasil
d) abc estão corretas
e) abc estão incorretas

08) Sobre patrimônio cultural, assinale a alternativa FALSA:

a) A preservação da cultura de um povo depende da proteção que se dá ao seu patrimônio material e imaterial
b) A proteção da cultura material e imaterial depende exclusivamente dos governantes.
c) O patrimônio histórico é um legado deixado pelos mais velhos para as novas gerações.
d) O que determina se um bem cultural será ou não um patrimônio cultural são a sua importância e contribuição para a cultura e história de um povo.
e) abcd estão incorretas

09) Sob a definição de “patrimônio material” encontram-se:
a) as lendas, músicas, canções e narrativas.
b) as expressões e movimentos artísticos.
c) os instrumentos, objetos e vestimentas.
d) as técnicas de artesanato e saberes orais.
e) abcd estão incorretas

10) Sobre a utilidade da História, analise as afirmações e assinale a correta:
a) a história só tem utilidade na sala de aula
b) história é uma área do conhecimento que só é útil para fins educacionais
c) a história aplica-se a diversas áreas do conhecimento
d) a história não tem utilidade prática
e) abcd estão incorretas


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