segunda-feira, 1 de maio de 2023

LIBERDADE ECONÔMICA E DEMOCRACIA

LIBERDADE ECONÔMICA E DEMOCRACIA

Ao longo da história, a humanidade sempre procurou vivem em ambientes onde haja melhores condições de vida...sendo assim, muitos procuram viver em países onde isso seja possível. Qual seria o melhor modelo de país para se viver? A resposta está em um conjunto de fatores que envolvem liberdade econômica, democracia plena e bons indicadores sociais. Na atualidade, os melhores países do mundo possuem essas características. Isso é possível porque a liberdade econômica promove a criação de renda, empregos e oportunidades, resultando em menos gente dependente de auxílios governamentais e menos políticos populistas/demagogos. Além disso, democracias consolidadas são menos corruptas e possuem bem mais participação e transparência. Ao mesmo tempo, com bons indicadores econômicos há mais recursos para os benefícios sociais nas áreas da educação, saúde e previdência. Tudo isso resulta em serviços públicos de qualidade, baixa desigualdade social e elevado nível de bem-estar para a população.
Algumas características de países com ampla liberdade econômica são
1 - Estímulo a inovação e a criatividade: A liberdade econômica permite que indivíduos e empresas possam criar, inovar e produzir livremente, sem as amarras das regulamentações e restrições governamentais. Isso gera um ambiente propício para a criação de novos produtos e serviços que podem melhorar a vida das pessoas.
2 - Concorrência: A liberdade econômica estimula a concorrência entre as empresas, o que leva a uma melhoria na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, além de preços mais baixos para o consumidor.
3 - Criação de empregos: A liberdade econômica permite que empresas cresçam e se desenvolvam, o que gera mais oportunidades de emprego e aumenta a renda das pessoas.
4 - Empreendedorismo: A liberdade econômica permite que empreendedores possam criar e gerir seus próprios negócios, o que pode levar a um aumento na criação de riqueza e inovação.
5 - Estímulo ao comércio internacional: A liberdade econômica favorece a abertura de fronteiras para o comércio internacional, o que aumenta as opções de produtos e serviços para os consumidores e promove a troca de conhecimento e tecnologia entre países.
6 - Redução da pobreza: A liberdade econômica permite que as pessoas possam produzir e criar riqueza livremente, o que pode levar a uma redução na pobreza e na desigualdade.
7 - Melhoria da eficiência econômica: A liberdade econômica permite que o mercado atue de forma mais eficiente, alocando recursos de forma mais racional e produtiva, o que gera benefícios para a sociedade como um todo.
8 - Responsabilidade individual: A liberdade econômica incentiva a responsabilidade individual, uma vez que cada indivíduo é livre para tomar suas próprias decisões e arcar com as consequências.
9 - Estímulo da criatividade e diversidade cultural: A liberdade econômica favorece a diversidade cultural, já que empresas e indivíduos podem criar produtos e serviços que atendam às necessidades de grupos específicos, o que pode promover a riqueza cultural e a criatividade.
10 - Respeito à liberdade individual: A liberdade econômica respeita a liberdade individual, uma vez que permite que as pessoas possam produzir e trocar bens e serviços livremente, sem a intervenção coercitiva do governo.
Com raras exceções, nos países onde há plena liberdade econômica também há plena democracia e bons indicadores sociais. São exemplos: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Suíça, Cingapura, Hong Kong, Nova Zelândia, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega, etc. De maneira geral, esses países apresentam bons indicadores sociais, expectativa de vida mais longa, baixas taxas de pobreza e desemprego, maior liberdade individual, bons sistemas de saúde e educação, entre outros fatores que contribuem para uma melhor qualidade de vida.

PAÍSES COM POUCA LIBERDADE ECONÔMICA
No sentido contrário, em países onde há pouca liberdade econômica (Brasil incluído), além da democracia precária (ou não possui), o Estado intervém fortemente em diversos setores da economia e isso se traduz em muito imposto, mais burocracia, estatais caras e ineficientes, parasitismo, privilégios, corrupção, etc.,  fatos que prejudicam o desenvolvimento econômico e, consequentemente, a qualidade de vida da população. Além disso, em muitos desses países, há altos níveis de corrupção, falta de transparência e respeito pelos direitos de propriedade e contratos, o que desencoraja investimentos e negócios, afetando diretamente a economia e, portanto, a qualidade de vida das pessoas. Além disso, o governo controla de maneira ineficiente muitas vezes corrupta a saúde, educação, saneamento e moradia, o que pode levar a baixa qualidade de serviços e falta de inovação e competitividade. Em resumo, a liberdade econômica é fundamental para que haja eficiência, inovação, competitividade e crescimento econômico, o que, por sua vez, leva a uma melhoria na qualidade de vida da população.
Exemplos de países: Brasil, Venezuela, Argentina, Cuba, Coreia do Norte, Irã, Zimbabue, etc.

O Brasil está atualmente em 140º lugar no Índice de Liberdade Econômica da Heritage Foundation, entre os 180 países avaliados. O país tem uma pontuação de 53,7 pontos, o que o coloca na categoria "principalmente não livre" em termos de liberdade econômica.


EXERCÍCIOS (RESPONDA COM BASE NO TEXTO)

1 - um país de economia liberal é um país bom ou ruim para se viver? comente
2 - há outros fatores além da economia liberal, que fazem um país ser considerado bom para se viver? comente
3 - por que a concorrência é benéfica para o consumidor? comente
4 - a economia liberal reduz a pobreza e a miséria? comente
5 -qual é melhor indicador de melhoria na economia: o emprego ou o auxílio-desemprego? comente
6 - estabeleça uma relação entre economia liberal e liberdade individual
7 - por que o desenvolvimento econômico é prejudicado quando há forte intervenção do estado na economia?
8 - comente porque o Brasil é considerado um dos países com menos liberdade econômica
9 - qual seria o tipo de país ideal para se viver: aquele com economia liberal ou aquele com forte intervenção do estado? comente, com base no texto.
10 - países de economia liberal, de maneira geral são mais democráticos e inclusivos? comente com base no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: