quinta-feira, 4 de maio de 2023

I GUERRA MUNDIAL

 Uma guerra que também recebeu o título de A Grande Guerra... chegaram a afirmar que seria a guerra para acabar com todas as guerras...até então, foi a maior guerra da história.

ANTECEDENTES/CAUSAS
- IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO: as potências europeias colonizaram a África e a Ásia, com destaque para a Inglaterra e a França.

- UNIFICAÇÃO TARDIA DA ALEMANHA E ITÁLIA: entram tardiamente na disputa por colônias, por terem se unificado em 1870.

- ALEMANHA, UMA POTÊNCIA: seu exército era considerado o melhor do mundo. Seus produtos eram considerados de superior qualidade; a Alemanha era uma crescente potência econômica e militar que expandia sua presença colonial, rivalizando com franceses e ingleses...os britânicos a enxergavam como uma ameaça à sua liderança mundial.

- REVANCHISMO FRANCÊS: alimentava o desejo de se vingar dos alemães da humilhação sofria após a derrota na guerra franco-prussiana de 1870, quando teve que entregar a região da Alsácia-Lorena.

- NACIONALISMO: foi uma das principais causas... O sentimento nacionalista era muito forte, principalmente entre os germânicos e os eslavos.
a) PAN-GERMANISMO: defendia a unificação de todos os povos germânicos em um único Estado; o movimento foi impulsionado por intelectuais e políticos alemães que também  buscavam expandir a influência cultural e política da Alemanha.
b) PAN-ESLAVISMO: buscava unir os povos eslavos em uma única entidade política e cultural, sob o patrocínio da Rússia, o maior país eslavo do mundo. Defendiam a libertação dos eslavos que estivessem sob domínio de outros povos: essa crítica direcionava-se aos austro-húngaros, que haviam anexado a Bósnia (um país eslavo) em 1908.


- A ANEXAÇÃO DA BÓSNIA PELO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO EM 1908: aumentou ainda mais o sentimento nacionalista dos eslavos.

- O MOVIMENTO TERRORISTA SÉRVIO MÃO NEGRA: tinha como objetivo libertar a Bósnia da ocupação austro-húngara, com destaque para o terrorista Gavrilo Princip, autor do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinand e de sua esposa

- A PAZ ARMADA: Diante do clima de intensa rivalidade e sentimentos nacionalistas e revanchistas, as potências europeias estavam em um processo de corrida armamentista, pois imaginavam que precisavam estar preparadas pois a qualquer momento seus rivais poderiam atacar.

- A FORMAÇÃO DE ALIANÇAS MILITARES: as potências europeias se dividiram em duas alianças militares. Outros países foram entrando ao longo do conflito ao lado da Entente Cordiale (exemplos: EUA e Brasil). A Itália tinha se aliado à Alemanha, mas no início do conflito passou para o lado da Entente.
a) ENTENTE CORDIALE (ou tríplice entente)
França, Rússia, Inglaterra, Itália, etc.
b) TRÍPLICE ALIANÇA:
Alemanha, Império Austro-Húngaro, Império Otomano.

- O ATENTADO EM SARAJEVO (28/06/1914): neste dia ocorreu o assassinato do arquiduque do império austro-húngaro Francisco Ferdinando e sua esposa, cometido pelo membro do movimento mão negra, Gavrilo Princip, que foi imediatamente preso.

- O ULTIMATO CONTRA A SÉRVIA E AS DECLARAÇÕES DE GUERRA: após o atentado, a Áustria-Hungria apresentou um ultimato à Sérvia, contendo várias exigências, consideradas  inaceitáveis pelos sérvios, os quais sabiam que isso era um pretexto para uma declaração de guerra. Sabendo que a guerra seria inevitável, os sérvios pediram a ajuda militar russa; ao mesmo tempo, os austro-húngaros negociaram com os alemães a ajuda militar. Essas negociações levaram cerca de um mês. No dia 28 de julho de 1914, o Império Austro-húngaro  declarou guerra à Sérvia. Essa declaração pôs em marcha as alianças militares, ou seja, várias declarações de guerra passaram a ser formalizadas, dando início oficial ao conflito.

O DESENROLAR DA GUERRA
Os alemães acreditavam que venceriam facilmente a guerra através do Plano Schlieffen, o qual 
consistia em um ataque maciço contra a França, usando inclusive os territórios belga e holandês. A França seria derrotada em poucas semanas, permitindo que a Alemanha voltasse suas forças contra os russos. Sendo assim, evitariam lutar em duas frentes.
O plano fracassou porque a resistência franco-britânica foi intensa; o avanço germânico foi interrompido na Batalha do Marne, em setembro de 1914. Além disso, os alemães foram atacados no sul da França pelos italianos. A partir daí, a guerra vai se arrastar, tornando-se uma guerra quase estática, travada em trincheiras. 

A ENTRADA DO BRASIL: o afundamento de navios cargueiros brasileiros por submarinos alemães levou o Brasil a declarara guerra em outubro de 1917. O país enviou uma esquadra da marinha para patrulhar o Mar Mediterrâneo e uma missão médica para o front.

A ENTRADA DOS ESTADOS UNIDOS: vários motivos levaram os americanos a declarar guerra à Tríplice Aliança:
-   O afundamento do navio de passageiros Lusitania em 1915, que matou mais de 1000 pessoas, incluindo 128 americanos e aumentou a indignação pública contra a Alemanha.
-    O afundamento de navios cargueiros por submarinos alemães, resultando em mortes de americanos e prejuízos materiais
-    A interceptação e publicação da mensagem Zimmermann em 1917, na qual o governo alemão propôs uma aliança militar com o México para atacar os Estados Unidos. Caso fosse aceita pelos mexicanos, isso dificultaria o envio de tropas americanas para a Europa.
-    O risco de perder muito dinheiro caso a França e a Inglaterra fossem derrotadas. Os EUA estavam vendendo muita mercadoria que seria paga posteriormente. Caso a Alemanha vencesse, os perdedores dificilmente teriam como pagar a enorme dívida.
-    Os americanos imaginavam também que, se a Alemanha vencesse, se tornaria tão poderosa sobre a Europa que poderia decidir por um embargo econômico dos países vencidos contra os EUA, fato que prejudicaria a economia americana e fortaleceria a economia alemã.

CAUSAS DO FINAL DA GUERRA
1- Em set/1918, a Bulgária capitula; em out/1918 é a vez do impérios Otomano; em nov/1918, os austro-húngaros também capitulam. A Tríplice Aliança foi esvaziada e a Alemanha ficou só.
2 - No lado da Entente ocorria o contrário: vários países aderiram tais como os EUA, Japão e Brasil.
2 - O Alto Comando alemão percebeu que seria impossível vencer essa guerra sozinhos.
3 - A Alemanha sofria com um forte bloqueio econômico, ou seja, o país estava economicamente isolado, sem receber suprimentos; os alemães já estavam passando privações, desabastecimento e fome.
3 - A Revolução Alemã de 1918: espalham-se pela Alemanha vários protestos e rebeliões populares contra a guerra, o desabastecimento, a inflação e as mortes. O Kaiser Guilherme II perde apoio e é forçado a renunciar antes mesmo da rendição. Com sua renúncia, a monarquia é abolida e a república de Weimar é implantada.
4 - a República de Weimar, mesmo sem o país ter sido invadido pelas tropas da Entente, preferiu negociar a rendição em novembro de 1918. Os que se opunham à rendição argumentavam que o exército teria condições de resistir, mas o governo republicano, diante da forte crise econômica e da revolta do povo contra a guerra, decidiu pela rendição, sabendo que o país sofreria severa punição dos vencedores.

CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA
1 - segundo estimativas, o total de mortos (militares e civis) estaria em torno de 14 a 15 milhões de pessoas, onde estão incluídas as mortes por armas, fome, doenças, etc.

2 - Gigantesco prejuízo econômico: destruição de infraestruturas, cidades, indústrias e a interrupção das relações comerciais internacionais. As estimativas giram em torno de cerca de US$ 186 bilhões (em valores da época)

4 - Fim dos impérios russo, alemão, austro -húngaro e otomano; surgimento de novos países na Europa tais como Tchecoslováquia, Iugoslávia (união dos povos sérvios, croatas, bósnios, etc), Polônia, Estônia, Letônia, Lituânia e Finlândia.

5 - Instabilidade política com o fim dos impérios alemão e russo: se foi ruim com eles, ficou pior sem eles: em seu lugar duas das piores ditaduras da história: a Socialista na Rússia e a Nazista na Alemanha.

6 - A ascensão americana: A guerra aumentou o poder econômico e político dos Estados Unidos, que emergiram como uma superpotência mundial.

7 - A Conferência de Paris e o Tratado de Versalhes: foi o resultado de uma série de encontros diplomáticos entre os principais países envolvidos, sob o comando dos vencedores (França, Inglaterra, EUA e Itália). Ao final das conferências, os vencedores impuseram uma humilhante condenação à Alemanha; Pelas decisões do Tratado, a Alemanha
- foi declarada culpada pela guerra
- perdeu 13% de todo o seu território
- foi obrigada a devolver a Alsácia-Lorena para os franceses
- ficou impedida de acessar a região de Sarre, rica em carvão, que ficou sob controle dos franceses
- perdeu parte de seu território para a Polônia, através da criação de um corredor polonês separando o país de uma parte da Prússia.
- perdeu a região de Schleswig para a Dinamarca;
- ficou proibida de anexar a Áustria
- perdeu todas as suas colônias, as quais foram repartidas entre franceses e ingleses.
- ficou proibida de promover recrutamento militar;
- ficou proibida de ter mais que 100 mil soldados;
- ficou proibida de ter aviação e marinha de guerra;
- ficou proibida de ter tanques de guerra e artilharia pesada;
- foi obrigada a desmilitarizar a região da Renânia
- foi obrigada a destruir seis milhões de rifles, 15 mil aviões e 130 mil metralhadoras;
- foi obrigada a pagar cerca de 20 bilhões de marcos alemães em ouro, em valores da época. Esse valor deveria ser pago até abril de 1921, mas tempos depois franceses e britânicos passaram a exigir mais de 200 bilhões de marcos em ouro.

As humilhantes imposições sobre a Alemanha foram criticadas pelo presidente americano Woodrow Wilson. Antes mesmo do fim da guerra, Wilson já havia proposto uma série de medidas, chamadas de 14 pontos, para tentar acabar com as guerras...algumas delas eram a liberdade de navegação nos oceanos, fim dos bloqueios econômicos, fim do colonialismo, autodeterminação dos povos, criação da liga das nações, etc. Wilson foi contra a humilhação imposta à Alemanha, pois em sua opinião poderia gerar um mal maior no futuro. 

8 - Avanços tecnológicos: A guerra levou a avanços significativos em tecnologia militar, incluindo armas químicas, tanques, submarinos, telecomunicações e aviões.

9 - Criação da Liga das Nações: A Liga das Nações foi criada após a guerra com o objetivo de prevenir futuros conflitos. No entanto, ela não conseguiu impedir a Segunda Guerra Mundial.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: