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terça-feira, 20 de junho de 2023

DETALHES SOBRE O FILME 1984

O filme de George Orwell foi inspirado na ditadura socialista de Stálin, um sanguinário ditador que governou com mão de ferro a União Soviética entre 1928 e 1953
- Na ditadura socialista de Stálin era comum vizinhos denunciarem outros vizinhos como subversivos: a família inteira era levada pela KGB e dependendo da situação, poderia nunca mais voltar.
- Rasgar um poster do ditador ou colocar um copo sobre uma foto dele em um jornal podia resultar em cadeia...
- O culto à personalidade do ditador e do partido implantou uma nova era de inquisição, onde o líder e o partido eram deuses os hereges eram os que criticavam ou não demonstravam o devido fervor e devoção...havia controle sobre o que se fazia, o que se dizia e o que se pensava.

O FILME
- Depois de uma guerra nuclear, o mundo está dividido em três grandes nações, que só interagem entre si por meio de guerras. A Oceania, antiga Europa, é dominada pelo partido socialista, onde só existe um partido e só fala obrigatoriamente o idioma chamado de novilíngua. O objetivo desse novo idioma era eliminar ou ressignificar as palavras. O partido tinha um líder idolatrado, o Grande Irmão (o Big Brother), o qual vigiava todas as casas através de câmeras...O governo do Ingsoc se dividia em quatro ministérios:
-o da Paz (que se ocupa das guerras),
-o do Amor (que mantém a lei e a ordem)
-o da Fartura (que cuida da economia falida)
-o da Verdade (que produz, elimina e altera notícias conforme seja conveniente)

O CONTROLE DA LINGUAGEM
Controlar a linguagem é o primeiro passo para controlar o pensamento. Manipular a linguagem é aprisionar o intelecto dentro de um limite de palavras permitidas, as quais também passaram a ter outro significado...sendo assim, praticamente elimina-se o senso crítico das pessoas, sem que elas mesmas percebam.
- O Dicionário da Novilíngua:
- No filme existe a imposição de uma nova linguagem, a "Novilíngua", algo fundamental para controlar as pessoas a partir daquilo que é mais básico: a linguagem. As ditaduras, não só a do filme, como na vida real, se preocupam com a linguagem pois isso facilita o trabalho de identificar quem pensa de maneira diferente...é preciso, além de calar, prender e eliminar a oposição, que as palavras se submetam a todo o tipo de distorções e mudança de significado que a ditadura quiser impor.
- Era fundamental impor um dicionário onde as palavras passaram a significar tudo aquilo que a ditadura alterasse, ou seja, a realidade foi alterada pela ilusão, pelo engano...essa é a base da Ressignificação das palavras e da imposição do "Duplipensar (técnica de incorporar duas ideias ou crenças contraditórias, incompatíveis uma com a outra, e levar a pessoa a acreditar em ambas).
- O objetivo era restringir/dificultar a liberdade de pensamento, opinião e expressão. Assim, por meio do controle sobre a linguagem, o governo controlava o pensamento das pessoas, dificultando a circulação de ideias indesejáveis. Quem desobedecia cometia o idéia-crime.
Exemplo: guerra é paz: sem guerra não há como haver paz, pois a paz tem origem no combate à violência, sendo o resultado de um conflito, portanto, sem guerra não há paz. A indústria da guerra é necessária para que haja o discurso da paz, portanto, é requerido um estado permanente de guerra.
- Da mesma maneira, democracia passou a significar o governo de um único partido, o qual seria a expressão da vontade do povo...liberdade passou a significar escravidão, pois na liberdade o indivíduo não sabe escolher o melhor e geralmente faz escolhas ruins...na escravidão, o Estado sabe o que é melhor para o indivíduo.

O CONTROLE TOTAL SOBRE  OS INDIVÍDUOS
- o partido utilizava diversas estratégias para manter a população submissa e controlada através da:
- Vigilância constante (o Big Brother): monitores e câmeras instaladas em todos os lugares,  até dentro das casas...isso criava um ambiente de constante vigilância e medo... as pessoas temiam serem punidas por qualquer comportamento considerado "subversivo".
-  Manipulação da informação e da História: O partido controlava e distorcia a informação disponibilizada à população. Eles reescreviam a história, eliminando fatos indesejáveis e substituindo-os por versões falsas para moldar a percepção coletiva. A novilíngua também era usada para restringir o pensamento crítico e limitar a expressão de ideias consideradas ameaçadoras.
- Coletivismo em vez de individualidade: regimes autoritários substituem a individualidade pelo coletivismo...não respeitam a menor das minorias, que é o indivíduo...o ideal é criar um novo ser humano, doutrinado a tal ponto de não ter mais opinião própria, mas apenas aquela que a maioria iludida e enganada pelo partido acredita cegamente ser a verdade, e a verdade é obedecer ao partido.
Não havia mais liberdades individuais...os indivíduos eram desencorajados a ter qualquer forma de opiniões próprias ou sentimentos que não estivessem de acordo com a ideologia do partido. Qualquer desvio era um ato de traição ou subversão.
- Os seres humanos tornam-se uma espécie de robôs
- Manipulação emocional e medo: O partido utilizava o medo como uma ferramenta para controlar a população. Através da criação de um ambiente de constante ameaça e repressão, eles buscavam manter as pessoas em estado de submissão. O sentimento de vigilância constante e a punição brutal imposta aos transgressores serviam como mecanismos de controle.
 - Divisão e isolamento: O partido incentivava a desconfiança e a divisão entre as pessoas, tornando difícil a formação de laços sociais e a construção de uma resistência coletiva. Isso impedia que a população se unisse contra o partido, mantendo-os isolados e impotentes.


HIPOCRISIA DA IGUALDADE SOCIAL: Assim como ocorreu na União Soviética, China e em outras ditaduras socialistas, o discurso da igualdade era usado para enganar e iludir o povo.
Na prática, existia uma clara distinção entre a elite do Partido e o restante da população. A elite do Partido não usava fardamento, tinha melhores condições de vida, alimentos e recursos, enquanto a maioria dos cidadãos vive em condições precárias. Isso demonstra que a igualdade é apenas uma fachada para manter o controle sobre a população e perpetuar o poder da elite.

A igualdade imposta pelo Partido é uma igualdade forçada e opressiva. Os cidadãos são privados de sua individualidade, liberdade de expressão e pensamento independente. Todos são forçados a se conformar com os padrões e ideologias do Partido, resultando em uma sociedade uniforme, desprovida de diversidade e criatividade.

A hipocrisia da igualdade no filme 1984 ressalta a manipulação do poder e a imposição de uma visão distorcida da igualdade, que serve apenas aos interesses daqueles que detêm o controle. A verdadeira igualdade não deve ser uma mera uniformização, mas sim a garantia de oportunidades justas e a valorização da diversidade e singularidade de cada indivíduo.


1984 na vida real: exemplos na vida real: As ditaduras socialistas soviética e chinesa:
Esses regimes impuseram a padronização e controle da linguagem através de medidas tais como
- controle da imprensa, da educação e dos meios de comunicação, impondo uma linguagem oficial e restringindo a liberdade de expressão
- Palavras, expressões ou conceitos que fossem considerados contrários à ideologia comunista eram censurados ou banidos...ao mesmo tempo, termos que promoviam a ideologia eram enfatizados e incentivados. Essa prática tinha como objetivo criar uma narrativa única e moldar a percepção da realidade de acordo com os interesses do Estado.
- Na China, o ditador Mao Tsé-Tung implantou a Revolução Cultural, um movimento que tinha dupla finalidade:
1- erradicar influências estrangeiras e consolidar uma linguagem e cultura "pura" chinesa: Durante esse período, muitos termos e expressões estrangeiras foram proibidos e substituídos por neologismos criados pelo governo. Além disso, foram estabelecidos padrões linguísticos rígidos, promovendo uma linguagem revolucionária e simplificada.
2-desviar o foco da grave crise alimentar, onde milhões de chineses haviam morrido de fome por culpa dos erros do programa chamado Grande Salto para a Frente. O programa tinha como objetivos desenvolver a economia, gerar muito emprego e acabar com a dificuldade de alimentar milhões de chineses. O resultado foi desastroso e em vez de matar a fome dos chineses, matou milhões de chineses por fome.

Questões:
1 - Em que o autor do livro (do qual serviu de base para o filme) se inspirou? comente
2 - Por que era importante controlar a linguagem?
3 - Sobre o controle da linguagem, porque era importante ressignificar as palavras?
4 - Sobre a história, porque era importante a sua manipulação?
5 - Por que a imposição do coletivismo em vez do individualismo?
6 - Havia de fato igualdade social ou o que havia era uma grande hipocrisia? comente
7 - Comente sobre a relação do filme com a realidade das ditaduras socialistas tais como a soviética de Stáline e a chinesa de Mao Tsé Tung




 

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